quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Loja conceito da Nike em Xangai feita com CDs e latas de refrigerantes



O interior do mais novo conceito de loja da Nike em Xangai é feito de materiais usados (com exceção dos produtos à venda, é claro). O escritório de arquitetura de Taiwan Miniwiz. utilizou 5.500 latas de refrigerante, 2.000 garrafas PET de água e 50.000 CDs e DVDs velhos para projetar o interior e acessórios da loja, cuja montagem foi concluída em em julho de 2013.


O incrível teto origami é feito de DVDs reciclados, enquanto os cabos e articulações do edifício foram feitos de latas recicladas. O limite superior é ajustável, podendo ser reposicionado para se adequar a diferentes situações. Cerca de 2.000 metros de cabos de tensão foram feitos usando 2.000 garrafas de água recicladas. As juntas de ligação foram feitas a partir de 5.278 latas de alumínio. Segundo os designers, não foi utilizado cola na construção do interior, e todos os materiais são 100% recicláveis.

O estúdio de arquitetura responsável pelo projeto já é famoso em Taiwan devido aos seus projetos ecoamigáveis em grande escala, além de iniciativas para reciclagem. O pavilhão onde se encontra a loja, apelidado de "o mais verde do mundo", foi construído com 1,5 milhão de garrafas plásticas recicladas. O edifício pesa 50% menos do que um edifício convencional e pode resistir a terremotos e furacões.