sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Escola infantil com certificação LEED Gold





Em busca de alternativas para a educação para as crianças de seu próprio jardim de infância , Mark e Gretchen Biedron fundaram a Willow School, a primeira escola independente nos EUA a conseguir uma certificação LEED Gold, no ano de 2005. Fundada sobre os preceitos de aprendizagem onde são valorizados o respeito mútuo, respeito em relação ao exterior, responsabilidade ecológica e sustentabilidade, a escola conseguiu excelentes resultados tanto no currículo quanto em suas instalações.

Quando os Biedrons perceberam que a preservação ambiental é uma faceta importante para preparar as crianças na vivência de seus futuros, já estavam profundamente focados na construção do prédio. O projeto foi interrompido para que os Biedrons pudessem se preparar (Marcos veio a se tornar um profissional credenciado LEED) em relação aos fatores que devem ser priorizados na formação da escola.
Os Biedrons fizeram então uma extensa pesquisa sobre os produtos disponíveis localmente e materiais reciclados . As estruturas reticuladas do celeiro segurando os quatro edifícios principais foram fabricados a partir de madeira recuperada, sem uso de pregos ou de aço. Outros materiais foram resgatados para fazer as janelas , portas e acabamento, e muitos materiais reciclados foram usados ​​para os tetos , telhados , calçadas, pavimentação, telhas e outos componentes integrantes de uma longa lista.

Em relação ao terreno, as poucas árvores que foram cortadas para a construção foram enviadas para marceneiros Amish para fornecer o mobiliário para a escola. O prédio conta ainda com sistema fotovoltaico e aquecimento solar, onde os alunos podem acompanhar o funcionamento dos sistemas. Todo o consumo de energia é monitorado eletronicamente de forma que as crianças possam decidir se vão ligar uma lâmpada extra ou não. "Agora, o edifício se torna um professor.", conclui os idealizadores.