segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Projeto sustentável para moradores de favelas em Bangladesh


A gestão de resíduos é uma questão importante em muitos países em desenvolvimento. Sem sistemas adequados as pessoas correm o risco de contrair diversas doenças, poluindo o meio ambiente e contaminando as fontes de água. Um grupo de designers criou conceito chamado Jala Hub que pode ajudar o município de Tongi, em Dhaka, capital de Bangladesh. O projeto visa melhorar as condições de vida dos moradores de favelas da região, proporcionando o acesso a água potável, geração de energia e agricultura.
A jovem equipe é formada por Junghwa Suh, Chretien Macutay, Aarthi Padmanabhan e Yunhee Kim, que inovaram com um novo conceito em palafitas. Eles conceberam um projeto de um centro comunitário capaz de conectar estruturas de favelas. O centro terá instalações que irão fornecer os moradores com acesso a água potável e também para outros fins, como cozinhar e tomar banho.

As habitações também irão incorporar sistemas para a eliminação adequada dos resíduos e geração de energia a fim de que eles não fiquem dependentes da rede pública. Um sistema de água multi-direcional será estabelecido para que os moradores não sejam prejudicados caso o município seja inundado com as constantes subidas do nível das águas.

Materiais de origem local serão usados para construir a infra-estrutura necessária. Para proporcionar um abrigo seguro em caso de enchentes a comunidade irá construir postos de amarração de juta fora do local para que as pessoas possam se reunir para enfrentar a inundação. Um sistema de água também irá oferecer os moradores a oportunidade de realizar culturas hidropônicas para que possam se alimentar em caso de inundações.

Para a electricidade, um biodigestor será usado para produzir gás metano, que pode ser usado para geração de energia. Quanto à agricultura, o centro terá um digestor anaeróbico que irá processar resíduos humanos e animal, transformando-os em adubo para o cultivo.