quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto australiano de espaço modular altamente flexível



Flexível, expansível e personalizável: estas características fizeram a Sue Harper Architects vencerem para o estúdio Mihaus o prêmio Houses 2013 da Austrália em sustentabilidade. O projeto é uma pré-estrutura que pode ser personalizado para acomodar uma grande variedade de funções, podendo ser um estúdio, eco-cabana, dormitório, sala de jogos, home theater ou mesmo apenas um espaço extra adicionado a uma casa existente.



Como muitas grandes idéias são concebidas pela necessidade, a Mihaus Estúdio teve como motivação a necessidade pessoal de Harper, que necessitava adicionar um espaço altamente adaptável a sua própria casa. Ela usou sua experiência em design para criar este estúdio modular que pode se transformar ao longo do tempo para atender a novas necessidades, podendo até mesmo ser desmontado e transportado para um novo local.

Além dos benefícios inerentes que resultam da construção, Mihaus usou materiais de construção ambientalmente sustentáveis. O cânhamo, que ganhou reconhecimento como um material de construção sustentável , é implementado como painéis para substituir os padrões industriais sintéticos. Harper optou por este material por ser uma cultura de crescimento rápido que armazena carbono e tem a propriedade de atuar como um isolante extremamente eficiente, além de ser um material forte e flexível. O módulo também possui ventilação natural e vidros eficientes, sendo que seu projeto preveu a minimização do desperdício de material.

É sempre bom ver arquitetos trazendo design sustentáveis para um público mais amplo, já que o projeto apresenta custo acessível a uma boa parte do público australiano.