sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Embaixada holandesa em Addis Abeba


Com um design solar passivo local integrado, a Embaixada Real da Holanda em Addis Abeba, Etiópia, é uma envolvente homenagem a natureza e a diversidade cultural com uma sensibilidade inerente ao lugar. Superando limitações funcionais, o design da estrutura une a eficiência com a estética.

Os arquitetos Dick van Gameren e Bjarne Mastenbroek usaram a topografia do local para integrar o edifício principal da embaixada na paisagem. Rodeado por um denso bosque de eucaliptos, a estrutura repousa junto ao terreno inclinado no eixo leste-oeste. A orientação captura os processos solares e térmicos naturais de calor, frio e ventilação, minimizando a dependência de sistemas mecânicos.

Como o país que o rodeia, o prédio da embaixada reflete uma convergência de culturas. A textura e os tons das paredes e do telhado imitam a terra vermelho-ocre da Etiópia e da arquitetura regional, como as igrejas rocha talhada de Lalibela . Em seu telhado, um jardim de piscinas rasas e ilhas sugerem a paisagem de baixa altitude da Holanda.


Como um exemplo impressionante de um conceito de construção que responde a seu ambiente cultural e ecológico, o projeto Embaixada Real da Holanda foi homenageado com a Aga Khan Award for Architecture em 2007. O prêmio reconhece arquitetura distinta que incentiva o desenvolvimento social, recuperação, reutilização e responsabilidade ambiental no mundo islâmico. Os arquitetos holandeses Dick van Gameren e Bjarne dividiram o prêmio com firma etíopes ABBA Architects.