segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Casa Energia Zero em Chicago

 

Algumas casas verdes merecem ser comentadas. A casa "energia zero", em Chicago, é um belo exemplo que une o design a funcionalidade. Situada na rua Adams, o projeto é tão ecoamigável quanto o nome possibilita ser. Projetada para ser uma casa unifamiliar, o projeto é completamente auto-suficiente: consumo zero de energia, proporcionado por painéis solares e turbinas eólicas.

Para a maioria das casas, a energia solar e eólica não são suficientes, mas neste caso foi previsto a maximização da utilização da luz solar, calor e consumo de energia na forma como é posicionada em relação ao sol, vento e elementos paisagísticos como árvores e vegetação. O arquiteto Zoka Zola, responsável pelo projeto, mapeou a localização do sol (e sombras correspondentes) em vários pontos ao longo do ano para garantir que a Casa aproveite ao máximo os recursos do sol, vento e chuvas.
No verão, as janelas operáveis ​​permitem a ventilação cruzada, com árvores proporcionando sombras do jardim sul. No inverno o sol inunda os quartos através de grandes janelas viradas para o sul esquentando as paredes interiores de concreto expostas, criando uma massa térmica que irá aquecer o edifício durante a noite.
O edifício é rodeado por plantas para ajudar a isolá-lo do calor e do frio. O exterior do edifício é coberto com hera, enquanto musgos, ervas e gramíneas cobrem os telhados do edifício. O telhado verde incentiva a biodiversidade e irá absorver o escoamento da água, protegendo o telhado do choque térmico e deterioração pelos raios ultra-violeta.

"Gostaríamos que este edifício a ser uma inspiração para outros proprietários e desenvolvedores em ambientes urbanos", comentou o arquiteto.




Publicidade