quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Karuna House busca tripla certificação no Oregon


 A recém-concluída casa projetada pela por Holst Architecture busca atingir a certificação da AIMS em três padrões distintos de construção de alto desempenho. O Karuna House, que fica nos arredores de Portland, Oregon, foi projetada para atender aos padrões de casas passivas. Por isso, se cumprir os requisitos, poderá ser certificada pela Minergie, podendo obter também a certificação LEED Platinum. A estética bonita e moderna não foram sacrificados em busca da tripla certificação, e as linhas limpas e simples dão resposta ao objetivo de fazer um projeto brilhante.


Esta casa espetacular servirá como um estudo de caso para analisar as sobreposições e as divergências entre as diferentes certificações.

As lições sobre o desempenho do edifício foram benéficas para todas as partes envolvidas no processo. O alcance educacional do edifício dentro da comunidade foi outro sucesso do projeto. A companhia registrou cada fase de construção em seu website, que se tornou uma ferramenta e um recurso para profissionais de áreas afins.

O projeto contou com consultas a Intep, experiente empresa de energia local, que auxiliou o processo. Cada aspecto desta casa contribui para o desempenho de alta energia. Ele começa , literalmente, com um super isolamento e fundações feitas com 30% de materiais reaproveitados e agregados locais para reduzir a pegada de carbono do edifício. O revestimento foi meticulosamente detalhado para criar um ambiente arejado e hermético ao mesmo tempo. Os janelas são de de vidros triplos, e um sistema de climatização eficiente foi utilizado, embora o aquecimento e as cargas de refrigeração necessárias sejam mínimas devido às estratégias de design passivo empregadas pela equipe. Os designers acreditam que o consumo de energia será 90% menor do que uma casa deste padrão.