quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prédio com fachada moderna transformado em igreja



Se você tivesse que adivinhar o que havia dentro deste prédio industrial de construção clean construído pela Agi Architects em Sevilha, Espanha, você pode imaginar uma linha de montagem ou de uma usina. Mas não é. Trata-se da La Ascensión del Señor, uma igreja cheia de luz natural feita a partir de componentes pré-fabricados. O projeto dispõe de um amplo pátio que liga as instalações existentes do centro paroquial da comunidade com a nova igreja moderna, criando um espaço para atividades comunitárias, bem como para os seus cultos.


Os diferentes planos que formam o telhado da igreja possuem aberturas que permitem que a luz chegue ao interior. Os planos ajudam a distinguir os diversos espaços interiores, cada um podendo ser utilizado para uma função diferente. Uma dessas dobras forma a torre do sino, embora sem sinos instalados devido à situação econômica. Outras considerações econômicas incluem técnicas simples e materiais de construção tais como chapas de aço corrugados, tetos falsos e divisórias feitas com placas de gesso.

Uma série de portas comunicantes abrem o prédio até o pátio de pedra com azulejos para atividades comunitárias. A empresa define o espaço como um tapete de pedra que se desdobra para entrar no principal espaço da igreja em um arranjo que facilita a participação de toda a assembléia na liturgia.

Dois pátios menores complementam o espaço principal e conectam as áreas que contêm a fonte batismal, a capela de penitência e da sacristia. Estas áreas são usadas para sediar atividades, incluindo mercados, sessões de cinema , aulas de ensino religioso e contemplação silenciosa. Como indicado no website dos arquitetos: "esta igreja é muito próximo à comunidade, atingindo o transcendental com os problemas sociais e as necessidades existentes. Nosso objetivo tem sido o de abrir o espaço para uso da comunidade, tornando-a mais humana."