segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Novo Jumptown em Portland


Na década de 1940, a região central do jazz de Portland, Oregon, foi prosperando com suas atividades e vida noturna, recebendo nomes como Duke Ellington, Thelonious Monk e Charlie Parker em seu lendário clube "Dude Ranch", no North Williams Avenue. Agora reconhecido como o edifício Jumptown, a relíquia outrora abandonada recebeu uma segunda chance para revitalizar a história e a cultura do bairro afastada há muito tempo, ironicamente, para a renovação urbana. O arquiteto malaio Kenneth Yeang, conhecido por seus arranha-céus ecoamigáveis, foi o responsável pelo projeto para para restaurar o edifício original, transformando-o em um edifício de uso misto de 10 andares na propriedade adjacente.

Os desenvolvedores Greg Pearlman e Maria Toth contribuiram e fizeram a nova torre Jumptown o "edifício mais verde já construído em Portland". Projetado para alcançar a classificação LEED Platinum, o edifício não apenas incorpora a reutilização da água da chuva, reciclagem de esgoto e de energia solar, mas leva o conceito de jardins no terraço para um nível totalmente novo, com vegetação em cascata na lateral da torre, ao nível da rua.
Yeang tem escrito extensivamente sobre o desenvolvimento de construções ecológicas de grande escala, sendo um dos pioneiros do "arranha-céu bioclimático". Sua agenda sustentável se materializou em edifícios em todo o mundo, validando a noção de que os arranha-céus também podem ser ambientalmente responsáveis.