A cidade de Chattanooga manteve o título de uma das cidades mais poluídas os EUA (desde 1969), e ainda é considerada a cidade mais perigosa da região para pessoas com asma. A escolha da VW pelo local tem trazido muita esperança na comunidade, e as autoridades esperam que este seja o catalisador necessário para criar uma Chattanooga mais sustentável.
A nova unidade apresenta uma série de sistemas sustentáveis e utiliza energias renováveis, quando possível. Isso significa manter o microclima estável, redirecionando dois riachos para as fronteiras do local em vez de correr em seu centro, usando luzes LED a noite para que não emitam uma grande quantidade de poluição luminosa. dedica também espaços de estacionamento especiais para veículos elétricos e bicicletas. Há também grandes tanques localizados ao redor do terreno para coletar a água da chuva para irrigação, uso nos banheiros e nas torres de resfriamento.
A fábrica possui também ótimo isolamento, com paredes de seis polegadas em algumas áreas - duas vezes mais grossas do que o padrão. Cerca de 50 por cento dos materiais usados na construção foram reciclados a partir de produtos anteriores.