quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cinco maneiras inteligentes e sustentáveis ​​para escapar do calor do verão em casa


O calor do verão se aproxima, e muitos de nós irá escapar dele apenas apertando um botão: o do ar condicionado. O custo de funcionamento destes aparelhos, entretanto, é alto, e os prejuízos para o meio ambiente são ainda maiores. Para ajudar a combater o calor de forma sustentável, publicamos uma lista de 6 coisas que você pode fazer para ficar calmo e manter a sua conta de energia elétrica sob controle, ao mesmo tempo em que reduzimos as emissões . A partir de coisas simples, como uso de persianas, há muitas maneiras comprovadas para reduzir o uso do ar condicionado sem deixar você suando.

1. Vista as roupas certas

Após o desastre nuclear de Fukushima e a crise de energia no Japão, o governo pediu as pessoas para não usar gravatas e roupas formais para trabalhar. A lição óbvia aqui é que o uso de roupas adequadas conforme o clima torna muito mais fácil nos manter confortáveis, sem usar tanto os aparelhos de ar condicionado.

2. Mantenha o calor do lado de fora

O próximo passo é manter o calor fora de sua casa. Usar cortinas ajuda, especialmente nas janelas que permitam que muito calor penetre no final da tarde. Outra fonte de calor muitas vezes esquecida vem de aparelhos elétricos e eletrônicos dentro de casa. Desligar a TV, l^mpadas e outros aparelhos quando não estiver usando ajuda a diminuir a temperatura. Usar toldos nas janelas também são formas incrivelmente eficazes para refrescar uma casa. Plantar árvores e plantas que ofereçam sombra ajudam muito, especialmente quando plantados nos lados leste e oeste de uma casa.

3. Coloque o ar em movimento

Ar em movimento, até mesmo um pouco, faz uma grande diferença. Instalar um ventilador de teto ou usar um ventilador portátil para aumentar a circulação de ar e refrigerar a sua sala é uma alternativa que consome muito menos energia do que um aparelho de ar condicionado. Abrindo janelas para proporcionar ventilação cruzada é eficaz também, mas tente evitar fazê-lo durante o pico de um dia de calor. Se você vive em um clima seco vaporizadores de ar ou toalhas molhadas ajudam a manter a umidade dentro de casa.

4. Use as noites frias para criar dias frios

Muitas regiões podem ser quentes durante o dia, mas frias à noite. Uma maneira eficaz de manter o calor nesses climas é fazer uma "descarga ar noturna". Um bom isolamento é uma grande ferramenta para completar este processo. O ventilador ajuda a criar um ambiente frio através de janelas abertas durante a noite, liberando o ar quente dos dias abafados. Fechar as janelas no meio do dia pode fazer a casa ficar surpreendentemente confortável

5. Mantenha em dia o seu ar condicionado

Se não tem jeito e precisa ligar o AC você pode solicitar ajuda de um profissional para se certificar de que está operando em forma "tip-top". Se o ar condicionado é do tipo central, certifique-se que os dutos estão livres para que o sistema não consuma energia em excesso.
Se você está procurando um novo aparelho de ar condicionado procure um modelo que possua selo A do PROCEL. Nem sempre o "maior é melhor". Procure um modelo compatível com características que o tornem eficaz no ambiente que será instalado.