sexta-feira, 13 de julho de 2012

Conheça o primeiro edifício carbono zero LEED Platinum do mundo


Edifícios carbono zero não são novidade, mas a primeira construção do gênero com certificação LEED Platinum já é uma realidade. A sede da Aldo Leopold Foundation, localizada no Estado de Wisconsin (EUA), foi certificada como a primeira edificação do mundo LEED Platinum carbono zero, tornando-se o edifício mais verde já construído.


Construído a um custo de 4 milhões de dólares, o centro de 3.657 m2, projetado pela Kubala-Washatko Architects e construído pela construtora Boldt, é tão verde que atende a 61 dos 69 pontos da LEED.

O prédio produz 15% a mais de energia do que consome, usando 198 painéis fotovoltaicos que totalizam geração de 39,6 quilowatts em energia, a segunda maior em Wisconsin. Para economizar ainda mais em energia, o aquecimento e resfriamento é feito através de um sistema radiante instalado nos pisos de concreto. O bom isolamento do prédio, aliado ao uso de energia geotérmica, um bom design passivo para permitir a iluminação natural e aquecimento durante o inverno com um eficiente sombreamento durante o verão, além de ventilação cruzada e janelas operáveis, contribuem para atingir esse objetivo notável. Mesmo o design do local foi cuidadosamente avaliado para diferenciar adequadamente o uso de todos os recursos disponíveis, diminuindo assim o desperdício de energia necessária para aquecer ou resfriar seções do complexo.

A energia não foi o único foco neste edifício. Construído para homenagear a visão do famoso conservacionista Aldo Leopold, o centro foi homenageado também pela Forest Stewardship Council durante o terceiro Prêmio Anual FSC na conferência GreenBuild 2007 e Expo, em Chicago, para a sua utilização de madeira sustentável em quase 100% da sua estrutura.

"Este edifício faz coisas que as pessoas ainda estão sonhando", disse Rick Fedrizzi, presidente do Green Building Council dos EUA. "Há pessoas lá fora dizendo: de alguma forma, em algum lugar, um edifício será capaz de fazer isso. Este edifício já está fazendo hoje".