sexta-feira, 13 de julho de 2012

Kroon Hall é considerado modelo de edifício verde


Refletindo os valores da Escola de Estudos Florestais e Meio Ambiente da Universidade de Yale, que está localizado dentro de seus muros, o Kroon Hall foi concebido como um modelo de construção sustentável . Para criar este edifício inspirador, a Yale reuniu o time dos sonhos, com alguns dos mais importantes arquitetos e engenheiros do mundo, tais como a Hopkins Architects, Centerbook Architects and Planners, ARUP, Atelier Ten, e o The Studio Olin. A missão da equipe foi projetar um edifício que use 58% a menos de energia do que um edifício moderno de tamanho similar.
O edifício utiliza uma técnica muito interessante para fornecer o aquecimento e arrefecimento: O piso inferior foi definido em uma encosta com apenas o seu lado sul exposto, proporcionando isolamento térmico e minimizando a exposição ao norte. A fachada sul mais longa maximiza a exposição solar durante o inverno.

A parte superior da fachada é coberta principalmente por vidro, garantindo que o interior receba tanta luz natural quanto possível, com sensores de presença e luz artificial dimerizada podendo ser acionados quando necessário. Metade dos 4.500 m2 de painéis de carvalho vermelho foram construídos com madeira proveniente das florestas do norte de Connecticut, que é gerida pela universidade e certificada pelo Forest Stewardship Council, e da Iniciativa Florestal Sustentável. O concreto é utilizado em todo o prédio para prever isolamento contra variações de temperatura. Cinqüenta por cento da mistura de concreto é composta por escória, um material reciclado pós-industrial.

Um inovador sistema de ventilação incrementa a poupança de energia, utilizando um sistema de ventilação por deslocamento que movimenta o ar quente e frio através de uma câmara de ar e difusores múltiplos nos andares mais altos. Fãs de baixa velocidade instalados no porão mantêm o ar circulando por todo o edifício. Um conjunto de painéis fotovoltaicos fornece 100 KW ao edifício, cerca de 25 % da eletricidade total consumida.

Assim, pode-se dizer com segurança que o Koon Hall é uma referência em sustentabilidade, utilizando energias renováveis ​​em todas as formas possíveis. Esperemos que outras universidades em todo o mundo sigam o exemplo de Yale, utilizando soluções simples e criativas em tecnologia verde na arquitetura.