Todos os anos na EcoBuild , o Building Research Establishment da Grã Bretanha anuncia os edifícios mais bem pontuados na certificados BREEAM. Neste ano os prêmios foram dados para as edificações das mais diversas categorias, desde centros comerciais a parques industriais, escolas e até mesmo prisões! Estes edifícios mostram o melhor do design ambiental, provando que qualquer edifício pode ser bonito e verde ao mesmo tempo. Então qual são os favoritos? Leia mais e descubra!
Para receber um prêmio BREEAM, um projeto deve atender a rigorosos padrões de construção verde. Qualquer um que tenha passado por uma avaliação BREEAM certamente concorda que não é tarefa fácil.
O primeiro destaque deste ano é a Galerie Centrum (nas duas fotos acima), o maior centro comercial em Dresden, na Alemanha. Ele também tem a distinção de ser o primeiro edifício na Europa continental a receber uma classificação BREEAM categoria Excelente.
Entre as suas realizações estão uma iluminação completa e vários recursos para economia de energia, com a luz do aproveitada ao máximo. O design de alta qualidade significa que ele pode alcançar uma melhoria de 40% em relação aos requisitos de construção verde no país. Com um telhado verde altamente eficiente, o projeto mostra que o design e as prioridades comerciais podem trabalhar de mãos dadas.
Outro premiados é o edifício da Embaixada Britânica em Berlim (foto acima), inaugurado no verão de 2000. Este edifício de alto desempenho significa um compromisso assumido pelo Governo britânico para com o verde em todos os seus escritórios no Reino Unido e da Commonwealth no estrangeiro. Com o apoio da Johnson Controls no manejo das instalações do edifício, o projeto foi incluido na categoria "Muito Bom", tornando-o o primeiro projeto fora do Reino Unido a conseguir essa classificação.
A Escola Primária Rogiet, em Monmouthsire (foto acima), é outro destaque, construído com madeira moldada com origem de fontes responsáveis que apresenta um bom acesso à luz do dia. O prédio possibilita o aproveitamento das águas pluviais, água aquecida a partir da luz solar e um sistema inteligente de arrefecimento.
O G.Park Blue Planet (foto acima) foi o primeiro edifício do mundo a marcar uma classificação BREEAM Excelente, a maior honra que um edifício pode alcançar no sistema BREEAM. O projeto é alimentado por uma usina de biomassa com sistemas fotovoltaicos que fornecem energia adicional. Como se isso não bastasse, as placas cinéticas estão localizados no interior das vias internas do local. O projeto apresenta um teto para coleta de águas pluviais que vai ajudar na criação de zonas úmidas adicionais no local. Para completar, todos os resíduos serão reciclados no local.
Outro projeto BREEAM categoria Excelente é o novo prédio de escritórios da Cardiff em Treglown Stride. O projeto alcançou uma melhoria de 55% na eficiência energética, graças à energia fotovoltaica telhado montado e uma caldeira de biomassa que é utilizada para o aquecimento. O projeto é ventilado naturalmente e o edifício possui ainda um telhado verde e esta, e tem instalações completas para o pessoal que usa bicicletas. Os vasos sanitários usam água servida, além de uma série de outras medidas para o uso racional de água. Para maximizar as suas credenciais verdes, o projeto será criado com materiais reciclados ou vindos de fontes certificadas.