O edifício One Trinity Green marca um dos mais inovadores centros empresariais verdes em Newcastle, Reino Unido. Desenhado pela +3 Architecture, o prédio ganhou em 2012 o prestigiado Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) na categoria prédio escritórios, em Lodres. Este é apenas um dos poucos edifícios do Reino Unido que foi considerado verde o suficiente para atingir a classificação BREEAM 'Excelente'.
O desenvolvimento do "estado da arte" foi concebido para ser um espaço de trabalho para empresas novas e em crescimento, mas é as suas credenciais verdes que são a principal atração. Com um jardim no terraço, o edifício possui sistemas de energia eco amigáveis, telecomunicações e instalações de TIC, possuindo classificação de cinco estrelas "Outstanding" do Building Research Establishment (BRE) .
O prêmio foi conseguido através de uma combinação de técnicas simples em passivos ambientais, bem como um grande telhado com painéis fotovoltaicos. Como resultado, a pontuação foi medida a 86,9%.
A +3 Architecture teve como objetivo abordar as questões sociais através da criação de um arranjo agrupado de estúdios e unidades híbridas. O edifício foi concebido como três armazéns contemporâneos vitorianos, cada um com características distintas, mas unidos por um ambiente limpo e ousado, com espaço social compartilhado. O jardim no terraço é outra comodidade que o diferencia, servindo de referência para outros projetos semelhantes.
"O One Trinity Green demonstra que uma combinação de criatividade, ambição e trabalho em equipe pode ser alcançada" afirma Simon Dunstan, diretor da 3 Arquitetura. "Há um sentimento predominante no mercado que a sustentabilidade adiciona um custo significativo para os projetos, mas este foi entregue a um orçamento extremamente apertado. Mesmo assim conseguiu alcançar a pontuação de um Breeam 'Excelente', obtido em grande parte como resultado do compromisso entre o cliente e a equipe de design, atuando de forma verdadeiramente integrada."