sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ford Hall da Universidade de Willamette é referência em construção no Oregon


O Ford Hall, o mais novo edifício da Universidade de  Willamette, foi construído para se misturar com o resto do campus, construído com tijolos históricos, mas também foi projetado para ser uma referência em edificações sustentáveis. A entidade contratou a  Hennebery Eddy Architects, sediada em Portland, para a concepção deste edifício multi-disciplinar, que alcançou a certificação LEED Ouro.


Concluído em 2009, o edifício é hoje o lar de uma mistura incomum de departamentos, incluindo matemática, retórica, estudos de mídia, informática, cinema, idiomas, artes digitais e música. O prédio de três andares foi projetado para combinar com o campus ao redor, usando tijolos, cobre e calcário. Estratégias passivas de design solar foram empregadas para minimizar o uso de energia e aproveitar ao máximo a iluminação do sol. Orientada ao longo do eixo leste-oeste, o edifício aproveita a luz natural no sul e no norte, minimizando o ganho de calor solar no leste e oeste. Dispositivos de sombra e de vidro poroso nas fachadas sol enfrentam minimizam a incidência de luz solar direta, proporcionando também um ganho de calor. Uma janela de 12 metros de comprimento e grades no teto enchem o átrio central com luz.

A iluminação natural natural é combinada com um envelope de alto desempenho e controles de iluminação automáticos com sensores de presença, janelas operáveis e um eficiente sistema de ventilação e climatização para reduzir o consumo de energia. Um sistema de 26,8 quilowatts em placas fotovoltaicas de película fina instalado sobre o telhado gera 3,5% das necessidades do edifício e está ajudando a universidade alcançar seu objetivo de alimentar o campus com 15% de fontes renováveis. Ao redor do edifício, a paisagem nativa  tolerante à seca reduz as necessidades de rega em 50%, e dispositivos de baixo fluxo reduzem o consumo de água. Além da utilização de materiais de baixa ou nenhuma VOC, o edifício também apresenta mobiliário feitos a partir de árvores que foram removidas durante a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este artigo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.