segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Castelo inglês do século XII reformado ganha prêmio


O brilhantemente renovado Castelo Astley, uma combinação entre a uma fortificação do século XII e um hotel moderno, ganhou o prestigiado RIBA Stirling Prize 2013 para o melhor edifício. Encomendado pelo instituto britânico de conservação ce aridade The Landmark Trust, a renovação foi coordenada pelo escritório londrino Witherford Watson Mann Architects, sendo considerado um grande projeto que entrelaça o velho e o novo para criar uma poderosa mistura de história e arquitetura contemporânea.

O Castelo de Astley, natual, na sua forma atual, se encaixa perfeitamente na paisagem central da da Inglaterra, repleto de elementos medievais, lagos enevoados e jardins. Sua fachada aparentemente em ruínas, esconde um interior contemporâneo que oferece uma vista deslumbrantes da paisagem.

O edifício data do século 12, mas foi quase totalmente reconstruído em 1500 pela família Gray. Mais tarde, destruído por um incêndio, ficou em ruínas até 1978, quando a Landmark Trust decidiu salvar o que restou. O concurso de arquitetura para a revitalização do edifício foi vencido pela Witherford Watson Mann Architects. O briefing era para uma nova edificação, que seria inserida na antiga, sem alterações significativas em sua aparência.

Em vez de tentar corrigir as antigas muralhas, as intervenções dos arquitetos são deliberadamente distinguíveis da estrutura existente, mantendo uma abordagem holística. A introdução de tijolo e madeira ajudou a estabelecer um relacionamento discreto entre as paredes exteriores de arenito e os novos elementos adicionados. Os quartos e banheiros estão localizados no piso térreo, e são conectados aos espaços comuns no andar superior através de uma escadaria central. Uma área de estar aberta oferece uma vista sobre os jardins com um fosso, ricos em história e vegetação exuberante.

Falando na última cerimônia de premiação na Central Saint Martins, em Londres, o presidente RIBA Stephen Hodder disse: "Astley Castle é um excepcional exemplo de como a arquitetura moderna pode reviver um antigo monumento. É significativo porque, em vez de um projeto de restauração convencional, os arquitetos projetaram uma casa contemporânea incrivelmente poderosa hábil e estreitamente interligados, com 800 anos de história. Cada detalhe foi cuidadosamente considerado, a partir de um padrão de tijolos específicos para o ângulo exato de um ponto de vista, resultando em uma experiência sensual e rica para todos os que o visitam. Este belo edifício novo é um verdadeiro trabalho de amor. Foi realizado em colaboração verdadeira entre um cliente visionário, designers e empreiteiros. Tenho o prazer de apresentar Witherford Watson Mann com o RIBA Stirling Prize 2013 ".