segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Skidmore Passivehaus: design e eficiência energética


Desenhado pela In Situ Architecture , o recém-concluído Skidmore Passivehaus é um belo exemplo de como mesmo os mais complexso sistemasde eficiência energética pode ser utilizado com um design inteligente. Em Portland, Oregon, esta casa de 860 m2 possui geração própria de energia de alto desempenho, sendo recentemente certificada pela PHIUS +.

Duas estruturas distintas compõem o projeto: uma casa de dois quartos com e um escritório adjacente. A paisagem circundante liga as duas estruturas, acrescentando dimensão e unidade em todo o projeto. O exterior de ambos os prédios é revestido com madeira escura serrada em rusticamente, dando a casa um atrativo minimalista.

Apesar de sua aparência ser bastante simples as características residenciais de alto desempenho da casa Skidmore tornam este projeto um potente complexo de eficiência energética . Os arquitetos, determinados a cumprir o rigoroso padrão alemão Passivhaus utilizou um super isolamento, com a construção praticamente hermética, e um ventilador de recuperação de calor para criar um ambiente impermeável.

Para controlar a temperatura no interior durante todo o ano, o projeto foi direcionado para o sul, com janelas de vidros triplos para maximizar os ganhos solares. Alternativamente, placas de alumínio ajustáveis ​​são usadas ​​para bloquear o calor do verão. A água da chuva irriga uma extensa cobertura verde e um sistema fotovoltaico de 4,32 kW fornece energia para a casa, mantendo projeto os níveis de energia perto do consumo zero.

Surpreendentemente, os custos totais de construção (excluindo os custos do terreno e taxas) do Skidmore Passivehaus foi de apenas U$ 400,000, bastante baixo se considerarmos as características do projeto.